sábado, 15 de novembro de 2008

O Incio de uma historia musical IV ( A Bina)

Como prometi, na seqüência da musica na minha história, ou a história da musica em minha vida, hoje falo da influencia musical da minha irmã Maria! Ela esteve de aniversário no ultimo dia 14. Elaiaaaa!! Foi um festerê! Também te amo Bina!

Bem, minha Irmã Maria (A Bina), sempre foi o oposto dos outros 06. Enquanto corríamos pela rua, brincávamos na chuva e andávamos de bicicleta, a Bina ficava no seu crochê, com seus ursinhos e suas músicas sentimentais. Para falar da herança musical da Bina sobre mim, começo com A-ha:



Os carinhas do A-Ha eram bons, suas musicas romanticas, ou mais agitadinhas tomavam as danceterias da época. Mas a Bina gostava mesmo das músicas nacionais, e uma das bandas preferidas dela era Roupa Nova:



Procurei horas na internet por uma gravaçao mais antiga deles e infelizmente não encontrei. Roupa Nova entrou na minha história musical por muito tempo ainda. Dona, Sonho, Volta Pra Mim, Um Trem Azul entre tantas marcaram realmente aquela época. Depois com o passar dos anos, já como radialista, conheci até trabalhos mais antigos deles, e uma das minhas preferidas era Sapato Velho:



O romantismo, o sentimentalismo e a falta de medo em se entregar para uma amor, uma paixão parecem que foram esquecidos nos dias atuais. Muitos pensam sempre no sofrimento passado, e esquecem de olhar o futuro. Mas, voltamos as músicas que a Bina influenciou na minha adolescência.

Impossível não lembrar da banda que mais vendeu alguns (discos, vinis mesmo...hehehehehe) dá década de 80: RPM.
Eles já faziam sucesso com Louras Geladas e Olhar 43, que o Magrão ouvia também, mas foi a Bina que apareceu lá em casa com Rádio Pirata:




Paulo Ricardo e trupi eram tudo de bom! Aproveitando a deixa, dá um espiadinha em Revoluções por minuto:



RPM entrou na história, literalmente. Impossível não falar da histótia do rock no Brasil, sem pensar em RPM.
Bina tinha gosto para tudo também. E lembro, na velha frase, como se fosse hoje, quando ela comprou o LP do primeiro Rock In Rio! Foi em 1985, entre Nei Matogrosso, Barão com seu Cazuza, Paralamas do Sucesso, Kid Abelha e seus abóboras selvagens, apareciam figuras internacionais totalmente estranhas como Nina Hagen, Queem, Rod Stwart, Def Leppard entre tantos e tantos sem esquecer o autentico Eduardo Dusek. Rock In Rio, o primeiro com o tema de abertura de Eduarto Soulto Neto, numa criação do fabuloso Roberto Medina, também entraram para a nossa história e para história da música no Brasil. Vamos lembrar a vinheta do Rock In Rio?


Como os anos passam não é? Eventos como esse são tão comuns nos dias de hoje. Só este ano o Brasil vem recendo tantas feras internacionais que nos possibilitam de estar com um pezinho em tudo que parece distante ao nossos olhos. Madonna, R.E.M, Rod Stwart, Simple Plan, Kelye Minogue, são pouquissimos nomes de peso perto de tudo que nossas terras tupinikins receberam ou ainda receberão este ano.

Tá, fugi um pouco do meu foco, vamos voltar a Bina?
Bina, Maria, Cida, mãe do José da Agda e do Daniel. Batalhadora, sensível, inteligente, divertida, tímida, capaz!
A Bina é uma irmã de ouro, mais que uma irmã, uma amiga, companheira, verdadeiramente Maria!!!

É. Tenho uma família sensacional! E no próximo post, vou falar de Maristela, a Tia Teia, que foi minha grande parceira de festas!!

Até a próxima! Beijos

Um comentário:

Da cor do mundo disse...

Faltou dizer que é a futura sogra da bruna...
ehehehhe

Bela aula de musica!!